quinta-feira, 29 de abril de 2010

Conhecendo Softwares Educativos

Sabendo a importância que os softwares têm no aprendizado e na evolução do aprendizado sendo mais um recurso que o professor pode utilizar para dinamizar as suas aulas esse é um recurso que acredito contribuir e muito para o desenvolvimento do aluno. Dentre tantos tem um jogo de Raciocínio Lógico com ilustração Rãs e Insetos.
Para visualizar esse software clique na imagem abaixo.











O Resgate dos clássicos Infantis

O projeto O resgate dos clássicos infantis mostra que a leitura vem propiciar o desenvolvimento do aluno e a sua criatividade. Esse projeto visa resgatar o contar hístorias que é algo muito difícil de vermos nos dias atuais.

Para conhecer o projeto visite o site

http://www.escolapadrenunes.com.br/

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma aula sobre Alfabetização

Gêneros Textuais





Esta aula trabalha com um proposta de alfabetização de forma concreta e dinâmica.

O aluno terá um desenvolvimento , podendo usar a sua criatividade. Trabalhando com diferentes gêneros narrativos de forma individual e coletiva. Enriquecendo a produção de texto, Auxiliar a compreensão do papel da interação entre alunos e professor. Sendo que dessa maneira o professor mediará as produções dos alunos respeitando a contibuição do grupo dando oportunidadepara cada um exponha sua idéias.


domingo, 14 de março de 2010


Como Utilizar as Tecnologias na Escola.

As tecnologias estão presente na vida do aluno, em todos os seguimentos da sociedade. Cabe aos educadores e a escola propor situações em que essas tecnologias sejam suportes para o aprendizado, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem no dia-a-dia escolar.
A internet é um recurso muito utilizado para modificar o fazer pedagógico, professor precisa aprender a equilibrar processos de construção do conhecimento, e instigar os alunos a realizar pesquisas, que os levem a reflexões, dando subsídios para questionamentos, sobre informações dentro de uma área de conhecimento. Sabendo que compreender é organizar pensamentos sistematizados comparar avaliar contextualizar. Uma segunda dimensão pedagógica procura questionar essa compreensão, criar uma tensão para supera-la, para avançar para novas sínteses, novos momentos e formas de compreensão, fazendo uso da tecnologias educacionais, visando enriquecer as nossas aulas com qualidade.
Na prática de sala o professor deve fazer uso de tecnologias para inovar as aulas no laboratório de informática, com mudanças significativas, proporcionando ações que modifiquem o cotidiano na sala de aula, para isso faz-se necessário a flexibilidade curricular que atinja as necessidades das escolas, para que os educandos encontre nela uma extensão de aprendizado constante em suas vidas. Dessa forma os professores devem buscar acompanhar as mudanças fazendo o uso de novas tecnologias no âmbito escolar.

Clique nos links abaixo e saiba mais sobre o assunto!
Tecnologia na educação.
Sala de Aula.

quarta-feira, 10 de março de 2010

domingo, 22 de novembro de 2009

Quem sou eu como professor e aprendiz.



Sabendo que a instituição escolar tem um compromisso em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania. Dessa forma a escola passa a ser um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais. Formando cidadãos críticos e dinâmicos. Mediante a responsabilidade que a escola tem junto a sociedade e aos jovens, eu busco na minha prática pedagógica ser um professor que vê o aluno não só como ser que aprende, mas que promove uma aprendizagem que lhe de suporte para a vida em toda a sua plenitude, permitindo que siga por novos caminhos, com a coragem de descobrir sempre mais.
Sabemos que vivemos em uma sociedade tecnológica, a educação tem que participar desse avanço dando sempre subsídios para que o nosso alunado busque atualizar e a usar essa tecnologia para o seu crescimento e rendimento escolar, porque hoje a maioria dos lares possuem computadores e internet e como professor, trabalho com essa ferramenta que da suporte para o aprendizado e como pode aproveitar melhor o seu tempo de estudos.
Como Professor mediador, em busca do conhecimento, estou sempre ensinado e aprendendo com os meus alunos, novos métodos, porém com a responsabilidade de saber que tenho que ser um eterno aprendiz. Essa pratica docente consiste, na idéia de que uma sociedade que visa a capacidade de desenvolvimento e crescimento escolar pautado em estudos realizados em cursos, capacitações, trabalho em equipe, conversas que tenho com colegas de trabalho e superiores. E quando após um dia de trabalho tenho resultados positivos, sinto que não teria sentido ter outra profissão, que não essa de educador.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Texto Sobre "Ferramentas Virtuais de Comunicação"
FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO


Ferramenta é um dispositivo para facilitar tarefas diversas.
Virtual é, no popular, tudo aquilo que diz respeito as comunicações via Internet.
Comunicação é a materialização do pensamento/sentimento em signos/linguagem conhecidos pelas partes envolvidas.
O que é, então, uma ferramenta virtual de comunicação?
São ferramentas que usamos para a comunicação com outras pessoas através da internet. E elas são muitas, como por exemplo:

a) Buscadores - Têm por finalidade buscar informações disponibilizadas na rede. Google (google.com.br), Yahoo! (yahoo.com.br) e MSN Serch (search.msn.com.br)

b) E-mail – É o tão conhecido “Correio Eletrônico”. Uma pessoa com um endereço na rede pode trocar correspondências com outras pessoas. É a carta que não precisa mais de carteiro, papel e tinta. Há vários provedores e sites que não cobram nada e qualquer pessoa pode criar uma conta de e-mail. Essa é uma das principais ferramentas da internet, senão for a principal.

c) Comunicadores Instantâneos – São os famosos “Messenger’s”. Permitem a troca de informações, textos, arquivos,voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. MSN Messenger (messenger.msn.com.br), Yahoo! Messenger (br.download.yahoo.com/messenger) e ICQ (icq.com.br).

d) Bate-Papo ou Chat – Este recurso está perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos. Mas ainda são muito usadas por pessoas que querem encontrar outras pessoas. Alguns dos bate-papos mais movimentados são: UOL (uol.com.br/bp), Terra (chat.terra.com.br/chat) e MSN(chat.msn.com).

e) Blogs, Flogs e Moblogs - Blog Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação. É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio " site.com" na Internet. Os mais famosos e utilizados são: Blogger ( blogger.com), The Blog (theblog.com.br), TypePad (typepad.com) e BliG ( blig.com.br). Neste caso: os dois primeiros são gratuitos, o terceiro é pago e o quarto têm as duas opções. Fotolog ou flog são sites de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diáriamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes. Os mais utilizados são: Fotolog (fotolog.net ), GigaFoto (gigafoto.com.br ) e Flog Brasil (flogbrasil.com.br ). – Moblogs são endereços que podem ser atualizados pelo celular. Vale a pena visitar o site Textamerica (textamerica.com ), onde textos, fotos e vídeos podem ser enviados de telefones celulares, por e-mails ou mensagens MMS.

f) Redes Sociais de Relacionamento - Sites que unem amigos de longas datas, conhecidos ou meros desconhecidos com os mesmos interesses em um mesmo local.. Para conseguir essa afinidade é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Algumas opções são: orkut (orkut.com), 1Grau ( 1grau.com), Gazzag ( gazzag.com) e Beltrano (beltrano.com.br). Existem, também, sites de relacionamento profissional onde o princípio é o mesmo, mas com a finalidade de unir profissionais de uma determinada área do conhecimento. São eles: LinkedIn (linkedin.com) e Ryze (ryze.com).

g) Telefonia Virtual - Há programas disponíveis na Internet que permitem fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro. Vale a pena conferir: Skype( skype.com) e Yahoo! Messenger(br.beta.messenger.yahoo.com)

h) Grupos de Discussão – São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não devem ser usados somente para buscar informações, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.

i) AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – É um espaço virtual na internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates, fóruns, chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. O espaço conta com suporte técnico e os usuários podem estar em lugares geográficos diferentes mas conectados ao mesmo tempo.

Então mãos à obra para conhecer e começar a utilizar todas ou a maioria delas e tornar-se um verdadeiro internauta.
Boa Viagem !

Sites consultados:
http://www.gmoura.com/
http://www.redeaprendizagem.blogspot.com/
http://www.wikipedia.com.br/